segunda-feira, 10 de julho de 2017

Ele ajuda imenso

Não vou falar sobre as quotas. Nem sobre as suas causas.
Também vou pôr de lado o equilíbrio, a vocação de cada um, as apetências e até o que diz respeito à natureza. São tantas as variáveis que não é disso que vou tratar.
Vou falar sobre nós (em sentido figurado). Sobre a nossa vida em casa. Sobre o absurdo que domina o nosso subconsciente. E como tudo fica ainda mais exacerbado na hora de cuidar dos filhos.

Vou resumir o meu ponto a este diálogo clássico:
- E ele, ajuda lá em casa? - Ele é impecável, ajuda imenso.

O marido ou pai que merece reconhecimento tem na voz da sua mulher (e da pequena sociedade que o rodeia) um sentido «ele ajuda imenso».
Ele muda a fralda aos filhos, dá-lhes banho e veste-os, dá-lhes de comer (e tantas outras banais tarefas próprias em casa e em família) e lá vem um «está a ajudar», «ajuda imenso».

Não há reconhecimento mais discriminatório e preconceituoso que este.
As mesmas tarefas, numa mulher e numa mãe, são simplesmente o cumprimento natural do que lhe compete. A cada fralda que uma mãe muda, a cada banho, a cada refeição que serve aos seus filhos, ninguém se lembra daquele «ajuda imenso». Ela nunca «ajuda imenso». Ela faz. E esse «faz» não lhe garante qualquer galardão e admiração.
Se invertermos os papéis, o exercício é ainda mais impressionante. Uma mãe ou mulher que por razões que não interessam a ninguém (que tanto podem ser as melhores como as menos respeitáveis) está menos em casa por troca com o marido, na linguagem clássica dificilmente se livra do «é ele que faz tudo!». Mesmo que ela faça as mesmas tarefas que, na distribuição tradicional, garantiriam ao marido o reconhecido «ajuda imenso». Porque a elas só está disponível fazer, sem elogio e sob pena de crítica indignada. Porque, no fundo, ainda não nos libertámos da ideia que é «delas» essa função. E que ele, se fizer alguma coisa, está a «ajudar» (como se fosse a avó ou uma tia que ajuda).

Dizem que as coisas estão mais equilibradas – que os maridos e pais, por contraste com os seus próprios pais, «hoje fazem tudo». Mas a verdade é que no plano reputacional os nossos subconscientes ainda discriminam.

Certamente, a cada fralda que um pai muda aos seus filhos, a cada banho, a cada refeição que lhes serve, está a fazer uma tarefa que não merece destaque porque é dele. E muito menos serve para alimentar aquele diálogo clássico do «ele ajuda imenso».

#Saladeestar

Sem comentários:

Enviar um comentário