terça-feira, 4 de dezembro de 2018

George H. Bush – o «homem sem qualidades» e o último que não era estúpido

Na longa reportagem que o Público deu à estampa sobre a partida aos 94 anos de George H. Bush – em que nos era contado quem foi e o que representou esse homem que, entre outras coisas, foi embaixador do EUA na China, presidente da CIA, 8 anos vice-presidente de Ronald Reagan, 4 anos Presidente dos EUA –, nessa longa reportagem do Público, dizia, as «gordas» com honras de primeira página e repetidas ad nauseam eram a de que partiu «um homem sem qualidades». Isso mesmo, «um homem sem qualidades». As aspas (também presentes na notícia e no destaque) talvez ali estivessem para não comprometer (como quem diz, era o que dele diziam). Mas era mesmo esse o destaque.

Confesso que me impressiona a ousadia do «homem sem qualidades», ainda que entre aspas e em citação. Dizer que é caricato, é curto. É que para lá da sua impressionante folha de serviços estaremos sempre a falar do líder da ordem mundial contemporâneo da desagregação da União Soviética, da reunificação da Alemanha, no fundo, da consagração dos EUA como o vencedor da Guerra Fria. Tenho a sensação (se não mesmo a certeza) que muito ficamos a dever à sua magnanimidade, moderação e perfil genuinamente democrático na hora da vitória. Nada mau para um «homem sem qualidades».

Ainda sobre George H. Bush (o Bush pai, como depois foi sendo conhecido) talvez valha a pena relevar um dado sintomático (não é bem um dado, é mesmo uma «qualidade», já agora arrisco na palavra).
Foi o último presidente republicano dos EUA que passou relativamente à margem do desprezo e altivez (que vem evoluindo para o ódio) da opinião publicada dominante na Europa. Depois tivemos o Bush filho, e agora o Trump ainda em exercício. A internet, os blogues, e, sobretudo, as redes sociais por nascer talvez expliquem. Talvez. O que sei é que foi mesmo o último presidente republicano que não nos venderam insistentemente como estúpido e como tendo sido eleito por estúpidos. Foi, portanto, o último presidente republicano que, estupidamente, não fomos obrigados a odiar.

#Escritório

Sem comentários:

Enviar um comentário