quinta-feira, 9 de junho de 2016

Viva Portugal!

1. A cada grande fase final de um mundial ou europeu constato sempre que gosto muito mais da selecção e da atmosfera especial que se gera à sua volta do que imaginava. É sempre assim.
2. Há depois uma experiência pessoal que me comove. Sinto-me irmanado com grandes amigos a quem reconheço a mesma paixão, entrega e forma de sentir o futebol, mas que para lá da selecção militam noutras «paragens» que nos distanciam. A reconciliação – e mais que a reconciliação, a verdadeira comunhão – que a selecção nos proporciona dá-me um prazer quase físico. Ontem, no estádio, lá andava abraçado (em genuína sintonia) com velhos amigos com quem nunca posso partilhar a bancada.
3. Não há nada de parolo ou de infantil nesta adesão que o futebol e a selecção nos suscitam. Eu vivo também de símbolos que justificam o meu patriotismo. De momentos que me «ensinam» o hino que quase nunca entoo. E seria ridículo – isso sim – menosprezar este ímpeto tão saudável só porque que é «futebol» e não tem a solenidade dos palácios (que em boa verdade, dispenso).
4. Gosto de Portugal. Apeteceu-me dizer isto. Desculpem lá.
#Saladejogos

Sem comentários:

Enviar um comentário