segunda-feira, 16 de maio de 2016

A bem do futebol


 No dia em que não ficássemos com azia. No dia em que não nos desse enorme gozo a azia dos outros. No dia em que não tentássemos dourar as nossas conquistas para disfarçar a relevância das conquistas dos outros. No dia em que não gozássemos hiperbolicamente as nossas glórias.
Esse seria o dia da despromoção do futebol e dos clubes.
O futebol, as audiências, os estádios, os clubes, os patrocinadores. Vivem sobretudo dos adeptos. Os «simpatizantes» (chamemos-lhes assim) são um mero complemento que se se generalizasse remetia o futebol e os clubes a uma espécie de ATL.
O discurso politicamente correcto, se tivesse respaldo na realidade, reduziria a pó o interesse do futebol e a viabilidade das competições tal como as desejamos.
E não. Não confundam com falta de nível, de urbanidade ou de saber estar. E muito menos com violência ou corrupção.
Nunca tive dúvidas de que é muito saudável que eu deteste ver o Benfica tricampeão. Que eu sofra com a desgraça do meu Porto. E é também saudável que eu exagere nesses sentimentos. Que o digam os meus amigos e família do Benfica ou do Sporting. Que o diga eu que não gozava metade se não fossem eles.

A bem do futebol!

#Saladejogos

Sem comentários:

Enviar um comentário